OSI

O modelo OSI (Open Systems Interconnection) é um modelo de referência que foi desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization) para descrever como os sistemas de computador podem se comunicar entre si de maneira eficiente e padronizada. Ele é composto por sete camadas, cada uma delas responsável por uma parte específica da comunicação de dados.

A camada mais baixa é a camada física, que se refere aos meios físicos pelos quais os dados são transmitidos, como cabos de cobre ou fibra óptica. A camada de enlace de dados se ocupa da transmissão de dados entre dois dispositivos que estão ligados por um meio físico. A camada de rede é responsável por estabelecer e manter conexões de rede e rotear os dados entre os dispositivos. A camada de transporte gerencia a transferência confiável de dados entre os dispositivos. A camada de sessão gerencia as sessões de comunicação entre os dispositivos. A camada de apresentação se ocupa da formatação e codificação dos dados para que possam ser entendidos pelos dispositivos. A camada de aplicação é a camada mais alta e se ocupa das aplicações que os usuários finais interagem, como navegadores da web ou clientes de email.

O modelo OSI é um modelo de referência que ajuda a entender como os sistemas de computador se comunicam e como os dados são transmitidos de um dispositivo para outro. Ele é amplamente utilizado como um padrão para a comunicação de dados em redes de computadores.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *