Genocida

Genocida é um termo que se refere a ações ou atitudes que visam a destruição de um grupo étnico, racial, religioso ou nacional de maneira sistemática e deliberada. O genocídio é um crime grave que viola os direitos humanos e é proibido pelo direito internacional.

O genocídio pode incluir ações como matar membros de um grupo, causar danos físicos ou psicológicos a membros do grupo, privar o grupo de recursos essenciais, forçar a mudança de identidade cultural ou religiosa do grupo, ou restringir a reprodução do grupo. O genocídio é muitas vezes cometido por governos ou grupos de poder, mas também pode ser praticado por grupos armados ou indivíduos.

Exemplos de genocídio incluem o Holocausto, durante o qual os nazistas mataram cerca de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial; o genocídio no Ruanda, durante o qual cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram mortos em 1994; e o genocídio no Darfur, no Sudão, durante o qual cerca de 300 mil pessoas foram mortas e 2,5 milhões foram deslocadas de suas casas desde 2003.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *