Doutrina

Doutrina é um conjunto de crenças ou ensinamentos que são aceitos e defendidos por uma pessoa ou por um grupo de pessoas. As doutrinas podem ser religiosas, políticas, filosóficas ou de outra natureza, e são normalmente baseadas em textos sagrados, ensinamentos de líderes espirituais ou filósofos, ou em argumentos racionais ou evidências científicas. As doutrinas são geralmente consideradas como um conjunto de verdades que devem ser aceitas e seguidas pelos membros de uma determinada religião, filosofia ou grupo político.

Exemplos de doutrinas incluem:

  • Doutrina cristã: é o conjunto de ensinamentos e crenças aceitas pelos cristãos, que incluem a crença em Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo e os ensinamentos do Novo Testamento.
  • Doutrina islâmica: é o conjunto de ensinamentos e crenças aceitas pelos muçulmanos, que incluem a crença em Deus, Maomé e os ensinamentos do Alcorão.
  • Doutrina comunista: é o conjunto de ensinamentos e crenças aceitas pelos seguidores do comunismo, que incluem a crença em uma sociedade sem classes e a necessidade de uma revolução para alcançá-la.
  • Doutrina budista: é o conjunto de ensinamentos e crenças aceitas pelos budistas, que incluem a crença na reencarnação, na liberação do sofrimento através da prática espiritual e nos ensinamentos de Buda.
  • Doutrina do liberalismo político: é o conjunto de ensinamentos e crenças aceitas pelos liberais, que incluem a crença em uma sociedade baseada em valores como a liberdade individual, a tolerância e o respeito pelos direitos humanos.

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *