AVC

Acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, é uma doença que ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido. Isso pode ocorrer porque um vaso sanguíneo que fornece sangue para o cérebro se rompe ou porque uma obstrução bloqueia o fluxo sanguíneo. Quando o fluxo sanguíneo é interrompido, as células cerebrais não recebem o oxigênio e os nutrientes de que precisam para funcionar corretamente. Isso pode levar a danos cerebrais permanentes e até mesmo ao óbito.

Os sintomas de AVC dependem da área do cérebro afetada e da gravidade do dano. Alguns sintomas comuns incluem fraqueza ou paralisia em um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender o que está sendo dito, visão turva, dificuldade para andar ou equilibrar-se e dor de cabeça súbita e intensa.

O AVC é uma emergência médica e deve ser tratado imediatamente. Os tratamentos podem incluir medicamentos para dissolver coágulos sanguíneos ou para prevenir novos coágulos, procedimentos para remover obstruções ou reparar vasos sanguíneos danificados e terapia para ajudar a recuperar funções afetadas. A prevenção do AVC inclui controlar fatores de risco como pressão arterial alta, diabetes e hipercolesterolemia, além de evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *