Os Dez Mandamentos são uma lista de dez leis bíblicas que foram dadas por Deus a Moisés no Monte Sinai, no Antigo Testamento da Bíblia. Eles estabelecem os fundamentos da fé judaica e cristã e definem os padrões éticos e morais para a vida humana. A lista dos Dez Mandamentos varia um pouco entre as diferentes tradições judaicas e cristãs, mas a seguinte é a versão mais comumente aceita:
- “Eu sou o Senhor, teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim.”
- “Não farás para ti imagem de escultura, nem qualquer semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te inclinarás a elas, nem as honrarás.”
- “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão.”
- “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.”
- “Honra teu pai e tua mãe.”
- “Não matarás.”
- “Não cometerás adultério.”
- “Não furtarás.”
- “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
- “Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem a sua casa, nem o seu campo, nem a sua servidão, nem qualquer coisa que seja do teu próximo.”
Estes mandamentos são considerados como os principais ensinamentos da fé judaica e cristã e são considerados como a base da ética e da moralidade cristãs. Eles são considerados como uma fonte de orientação e guia para a vida dos cristãos e são considerados como um meio de seguir a vontade de Deus e de viver de acordo com Seus ensinamentos.
Deixe um comentário